Rua General Telles, 2019

Green Valley, Botucatu - SP

Secretaria Escolar

e2593b2f-f06e-470a-b13f-49d17671f83a

A Escola Livre surgiu em Botucatu no ano de 2012, trabalhando somente com Educação Infantil (Berçário, Maternal e Jardim de Infância), sempre aplicando a Pedagogia Waldorf em ritmo integral (manhã e tarde). Em 2014 iniciou seu trabalho em uma sede própria, construída visando exclusivamente o trabalho com crianças pequenas. Esta sede possui uma área de quase 3000 metros quadrados, com extensa área de parque, horta, muitas árvores e área verde.

Atualmente, essa unidade conta com duas classes, com capacidade de atender até 34 alunos de 6 meses a 5 anos de idade.

A grande maioria das crianças matriculadas hoje fica durante a manhã e também durante a tarde na escola, e toda rotina diária é pensada para ressoar o mais natural possível para as crianças deste primeiro setênio.

O foco principal é o desenvolvimento saudável e, para isso, fornecemos amplo espaço para o desenvolvimento motor, com árvores e o playground, criação de pequenos animais (galinhas e outros), o trabalho com o plantar e o colher em nossa horta, além de oferecemos alimentação totalmente orgânica e integral.

Prezamos por sempre integrar a família no ambiente escolar e nos processos educativos, pois a cumplicidade entre a escola e a família garantem a confiança e o cuidado, tão essenciais na educação da criança deste primeiro setênio.

Atenção individualizada, professores preparados e dedicados, ambiente educativo preparado com amor e calor fazem parte do nosso ser Escola.

Segunda fase: Ensino Fundamental

dcf9927f-1404-4771-b59c-e52354b3b536

Buscando a continuidade e um desdobramento do rico trabalho desenvolvido na Educação Infantil, ampliamos nossa escola com o nascimento do Ensino Fundamental.

Com o sucesso do trabalho com a Pedagogia Waldorf em ritmo integral (a Escola Livre é uma das pioneiras no Brasil neste âmbito), a unidade de Ensino Fundamental foi inaugurada no centro da cidade de Botucatu no ano de 2018, também com essa proposta, atendendo crianças de 6 a 15 anos.

Na contramão da escola tradicional, que tem como foco unicamente o ensino intelectual, a Escola Livre traz a renovação na maneira de ensinar, dialogando com a forma como as crianças aprendem, ou seja, com muito movimento e muita arte.

Os conteúdos são trabalhados de maneira artística, com movimentos corporais, vivências, expressão individual, trocas e construções coletivas.

Existe uma visão integral das capacidades e potências humanas, bem como um estudo da fase de desenvolvimento de cada série escolar, apoiados no estudo e ampliação da Pedagogia Waldorf.

Desta forma, as crianças têm, desde o primeiro ano, aulas vivenciais com línguas estrangeiras (inglês e alemão), aulas de música, canto (coral) e aquarela (pintura), junto às matérias comuns da grade do Ensino Fundamental que compõe o currículo obrigatório (Português, Matemática, Geografia, etc).

Nossa recente história no Ensino Fundamental já frutifica: a qualidade, saúde e satisfação das crianças no processo de alfabetização, a alegria com o ensino corporal e artístico da matemática, as vivências de campo das aulas de geografia e história e principalmente o querer estar sempre na escola nos mostram isso!

Outro ponto que consideramos essencial para uma verdadeira educação é a proximidade, confiança e transparência que buscamos ter sempre nas relações com as famílias.

Este ensino vivo, criado a muitas mãos, proporciona que muitas novidades nasçam e frutifiquem na Escola Livre, o que consideramos ser essencial, pois acreditamos que um dos fatores essenciais para uma educação de qualidade seja a confiança e parceria que as famílias estabelecem com a Escola, e claro que as crianças estejam felizes e seguras no ambiente!