Ensino Infantil

O Ritmo Diário

A proposta pedagógica para as crianças da educação infantil consiste em manter um ritmo de trabalho que é repetido todos os dias, criar hábitos de higiene, trazer vivências das estações do ano e festas cristãs em forma de canções ou versos em cirandas, contar pequenas histórias, que podem ser acompanhadas com bonecos bem simples de teatro. Algumas vezes oferece-se um papel bem grande e giz de cera de abelha para desenho livre. Este auxilia o educador a avaliar o desenvolvimento da criança.

No pátio externo é suficiente que se tenha uma caixa de areia com baldes, pás, cascas de coco, carriolas grandes onde se transportam vários materiais, há balanços, troncos de vários tamanhos para neles subir, equilibrar e pular. Entendemos que o desenvolvimento motor é o que dá a base para o aprendizado no ensino fundamental. Uma criança que não domina o seu corpo não consegue sentar-se e concentrar-se para aprender!

A sala se compõe de pequenos ambientes como o “quarto de bonecas” ou a venda onde há várias cestas de sementes com tamanhos diferentes, conchas, pedras, toquinhos, mas também cestas grandes com pinhas, lã de carneiro não desfiada e galhos cortados de vários formatos e tamanhos, transformados em diferentes brinquedos, conforme a imaginação de cada criança. Há vários cavaletes de múltiplos usos, mas usados principalmente para construir cabanas com panos grandes de várias cores, que também são usados como capas, saias e outras fantasias. Os brinquedos e o brincar livre constituem a base para o desenvolvimento da imaginação.

As atividades diárias tem um horário definido, assim como as atividades semanais tem o seu dia certo. Há o horário para brincar dentro da sala e outro para brincar fora, no parque. Há o momento da roda rítmica, onde o educador fala sobre as coisas do mundo, expressando-os em forma de gestos, de ciranda e dramatizações. As crianças imitam o gesto dos animais, das plantas, do pedreiro, do sapateiro, etc e assim aprendem por meio de vivências corporais. Na hora do lanche busca-se o cultivo de bons hábitos de higiene, nutrição, veneração, respeito e socialização.

Geralmente o dia termina com um conto de fadas, uma história, apresentação de teatro de bonecos ou brincadeiras de dedos.

A euritmia é introduzida no jardim de infância em atividade semanal. Outras atividades que as crianças fazem junto ou por imitação do educador são: jardinagem, ajudar no preparo do lanche amassando e fazendo pão, bolacha ou bolo, lavar a louça do lanche, lavar a roupa das bonecas e os panos, costurar, bordar, desenhar com giz de cera, pintar com aquarela, modelar com massa de cera de abelha e outros trabalhos manuais.

Brincando, cantando, se movimentando e criando é assim que nossos pequenos aprendem!

Horários de Funcionamento

Secretaria

Segunda a sexta-feira 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:30

Funcionamento

Manhã:

Entrada das 7:30 às 8:15, Saída das 12:00 às 12:30

Integral:

Entrada das 7:30 às 8:15, Saída das 17:00 às 17:30

Faixas Etárias

Atendemos crianças de 6 meses a 5 anos de idade.